Se permita o silencio, para poder escutar a Voz Divina.

É crucial ouvir o silêncio regularmente.

O mundo exterior está cheio de muita descombobulação. Você precisa aprender a prestar atenção à Voz Divina interna e aprender a confiar nela. Da mesma forma, é útil praticar estar aqui e agora.

A prática da atenção plena pode trazer muitas vantagens para sua saúde emocional e física, bem como para os relacionamentos em sua vida.

A atenção plena é uma ferramenta surpreendente para o gerenciamento do estresse e o bem-estar geral, pois pode ser usada praticamente a qualquer momento e pode rapidamente trazer resultados duradouros.

Os seguintes exercícios de atenção plena são fáceis e convenientes e podem levar você a uma experiência mais profunda de atenção plena em sua vida diária:

Meditação

A meditação traz muitas vantagens por si só e tem sido uma das maneiras mais populares e tradicionais de realizar a atenção plena por séculos, por isso está no topo da lista de exercícios de atenção plena.

A meditação fica mais fácil com a prática, mas não precisa ser difícil para iniciantes. Simplesmente descubra um lugar confortável, livre de distrações e acalme sua mente.

Respiração Profunda

Está correto: a atenção plena pode ser tão fácil quanto respirar! Sério, porém, uma das maneiras mais simples de experimentar a atenção plena, o que pode ser feito nas atividades do dia-a-dia (conveniente para aqueles que sentem que não têm tempo para meditar), é concentrar-se na respiração.

Respire pela barriga, e não pelo peito, e tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

Centrar-se no som e no ritmo da sua respiração, especialmente quando você está chateado, pode ter um efeito calmante e ajudá-lo a permanecer ancorado no aqui e agora.

Ouvindo Música

Ouvir música tem muitas vantagens – tantas, na verdade, que a música está sendo utilizada terapeuticamente em um novo ramo da medicina complementar conhecido como musicoterapia. É por isso que ouvir música é um excelente exercício de atenção plena.

Você pode tocar música suave da nova era, música clássica ou um tipo diferente de música em ritmo lento para sentir efeitos calmantes e criar é um exercício de plena atenção, centralizando-se verdadeiramente no som e na vibração de todas as notas.

Nos sentimentos que a música suscita dentro de você e em sensações adicionais que estão acontecendo “agora” enquanto você ouve.

Se pensamentos adicionais surgirem em seu cérebro, parabenize-se por perceber e volte gentilmente sua atenção para o momento presente e a música que você está ouvindo.

Limpeza de Casa

O termo “limpeza doméstica” tem um significado literal (limpar sua casa real) e não literal (acabar com a “bagagem emocional”, deixar de lado as coisas que não lhe servem mais) e ambas podem ser um grande estresse.

Como a desordem tem vários custos ocultos e pode ser um estressor sutil, mas significativo, a limpeza da casa e a desorganização como exercício de atenção plena podem trazer benefícios duradouros.

Para trazer a atenção plena para a limpeza, primeiro é preciso encará-la como um evento positivo, uma broca de autocompreensão e alívio do estresse, em vez de meramente uma tarefa árdua. Depois, ao limpar, centralize-se no que está fazendo – e nada mais.

Sinta a água morna e sabão em suas mãos enquanto lava a louça; experimente as vibrações do vácuo ao cobrir a área do piso; aproveite o calor da roupa enquanto a dobra; sinta a liberdade de abrir mão de objetos desnecessários ao colocá-los na sacola de doações.

Pode parecer um pouco tolo ao ler aqui, mas se você abordar a limpeza como uma broca de atenção plena, pode se tornar um.

Honrando seus Pensamentos

Muitas pessoas cansadas e ocupadas acham difícil parar de centrar-se no fluxo rápido de pensamentos que consomem sua mente, e a ideia de sentar-se em meditação e impedir o avanço do pensamento pode realmente causar mais cansaço!

Se isso soa como você, o exercício da atenção plena em observar seus pensamentos pode ser para você.

Em vez de trabalhar contra a voz em sua cabeça, você se senta e “honra” seus pensamentos, em vez de se envolver neles. Ao notá-los, você pode achar sua mente calma e os pensamentos se tornando menos estressantes.

Faça o seu próprio

Agora você provavelmente está entendendo que praticamente qualquer atividade pode ser um exercício de atenção plena e, de certa forma, está correto.

Ajuda a praticar meditação ou um exercício diferente que realmente se concentra na atenção plena, mas você é capaz de levar a atenção a tudo o que faz e se sentir menos cansativo e mais fundamentado no procedimento.