O que é o Evangelho?

Se você conhece algum cristão, ou se você é um, provavelmente já ouviu a palavra “Evangelho” como uma espécie de resumo da fé cristã, conectado a frases como “Deus ama você” ou “Jesus morreu pelos seus pecados”.

Mas com o tempo, palavras religiosas como evangelho podem perder seu poder e significado ao se tornar muito familiar.

Então, vamos tomar um momento para redescobrir o que esta importante palavra evangelho significa para as pessoas e quem escreveu a Bíblia.

Evangelho traduz o verbo hebraico do Antigo Testamento bisser e o substantivo besorah. O equivalente grego do Novo Testamento é euangelion, que é uma palavra composta.

“Eu” significa bom e “angelion” significa anúncio.

Todas essas palavras significam “boas notícias”, mas que tipo de notícias? Bem, em hebraico, bisser é o que podemos chamar de notícias nacionais ou um anúncio real.

Como quando o rei Davi ouve um mensageiro bisser que seu exército foi vitorioso na batalha, que, significa que ele ainda governa em seu trono sobre o povo de Israel.

E depois que Davi morre, seu trono é passado para Salomão, seu filho. E quando ele foi empossado como rei em Jerusalém, um arauto espalha o besorah que um novo governante está no comando.

Mas depois da morte de Salomão veio um monte de reis de “más notícias”, cuja corrupção levou sua nação em autodestruição.

É por isso que o profeta Isaías anunciou as boas novas de que um dia o Deus de Israel, venha como o rei cósmico, para confrontar todos os reinos corruptos e violentos e restaurar seu governo sobre todas as nações.

E assim, quando Jesus de Nazaré chegou ao palco público, ele continuou o evangelho de Isaías quando, ele anunciava o euangelion do Reino de Deus.

Jesus afirmou que Deus estava restaurando seu reinado sobre seu povo Israel e sobre todas as nações, e foi ele quem fez tudo acontecer.

Agora, o euangelion sobre um novo rei no comando significa um novo modo de vida. Jesus disse que viver no Reino de Deus significa segui-lo, abaixando a espada e buscando a paz através do perdão radical e generosidade, até mesmo para com seus inimigos.

Suas boas novas exigiam que as pessoas tomassem uma decisão. É por isso que Jesus levou seu euangelion para Jerusalém, para confrontar os reinos corruptos e violentos de seu dia.

Mas ele os desafiou de uma forma surpreendente – com o poder do amor generoso de Deus. Como Jesus estava sendo executado por seus inimigos, ele recebeu sua coroa e foi ridicularizado como um rei falso, mas ele demonstrou verdadeira autoridade real ao perdoar seus algozes. Jesus foi o responsável naquele dia, dando sua vida pelos pecados dos outros, e então alguns dias depois, tudo mudou.

Jesus ressuscitou dos mortos como o verdadeiro rei, cujo amor é mais forte que a morte. Ele apareceu para centenas de seus seguidores e disse-lhes para espalhar o euangelion que todos autoridade no céu e na terra agora pertence a ele.

E eles compartilharam essas boas novas em todo o mundo antigo. Eles fizeram isso escrevendo os quatro relatos da vida de Jesus que são “o Evangelho”.

Eles contam a história de como Jesus trouxe o Reino de Deus, como ele viveu pelos outros e morreu pelos seus pecados, e então ressuscitou dos mortos.

Os seguidores de Jesus também compartilharam as boas novas simplesmente falando sobre elas.

É por isso que Pedro e Paulo, ou Priscila e Áquila, viajaram por toda parte compartilhando o anúncio.

Embora possa parecer que os governantes do nosso mundo estão no comando e podem fazer o que quiserem quer, a boa notícia é que o Jesus crucificado e ressuscitado é o verdadeiro Senhor do mundo,

o verdadeiro Rei de toda a criação. E no Reino de Jesus, as coisas são diferentes. É onde os verdadeiros líderes são os servos porque os últimos são os primeiros e os primeiros vão para o final da linha.

É onde os famintos são alimentados e os sem-teto são bem-vindos, porque o amor é o mais poderoso, realidade do Reino de Deus.

E essa boa notícia não é fácil de acreditar. Na verdade, parece meio louco quando você ouve isso pela primeira vez. Mas algo acontece quando as pessoas contam a história de Jesus e começam a viver como se ele realmente é o rei do mundo.

É quando esse evangelho se torna a melhor notícia que você já ouviu.