O corpo saudável morada santa

Dicas de como começar uma vida mais leve e saudável e benefícios de se praticar pilates.

Bem-estar e boa forma são assuntos que estão na boca de todos. Qual é a dieta de culto mais recente? Funciona? Onde você pode ir para se exercitar? Existem exercícios que garantem a perda de peso? Estas são apenas algumas das perguntas que as pessoas continuam fazendo hoje em dia, em busca de um corpo saudável. Com a alta globalização e o uso cotidiano das redes sociais, nós acabamos descobrindo métodos rápidos e fáceis, mas será que eles são eficazes e seguros? 

Mas mesmo que seja a moda hoje em dia, poucos realmente aderem a um estilo de vida saudável. A maioria das pessoas ainda consomem muita besteira e ainda enchem seus pratos com gordura e carboidratos.

Grande parte delas ainda prefere sentar no sofá e assistir televisão do que se exercitar na academia ou correr um pouco. Afinal, os hábitos anteriores perduram. 

Você é recompensado quando cuida do seu corpo

Mas começar um estilo de vida adequado não está tão fora de questão quando você acredita. Na verdade, com dedicação e disciplina, você pode realmente começar a trilhar o caminho da saúde e da boa forma. Será difícil, mas imagine as recompensas que receberá em troca.

Indivíduos que vivem em forma irão desfrutar mais de suas vidas, não apenas em termos de viver mais tempo, mas em amar cada momento de sua vida enquanto você está livre de doenças.

Frequentemente, indivíduos que se alimentam corretamente são mais capazes de executar suas tarefas no escritório e de obter avanços em suas carreiras. Esses caras não tiram licença e, uma vez que o fazem, utilizam-no para se divertir e relaxar e não se recuperar de uma doença grave.

Uma vida saudável não quer dizer alcançar um padrão de perfeição, e sim uma vida equilibrada, uma boa qualidade de vida, e tudo isso está ligado ao bem-estar, a levar uma vida mais leve e viver bem consigo mesmo.

Indivíduos que se alimentam bem e se exercitam também têm um corpo bonito e são mais atraentes fisicamente, mas é uma consequência de se levar uma vida saudável, não é o objetivo principal. 

Tenha determinação

Comece com uma luz positiva e você também terminará com uma luz positiva, esteja apto a mudar seu estilo de vida, para que sua vida se torne mais leve e prazerosa. Não é tão fácil de se alcançar essa meta, mas você tem que dar seu melhor e pensar que você está fazendo isso pelo seu bem-estar, por si.

Mas, apesar das muitas vantagens que você obtém de viver um estilo de vida adequado, por que as pessoas ainda mantêm seus hábitos mais antigos? Entre os motivos está naturalmente a falta de vontade.

Afinal, quem gostaria de parar de fazer algo que gosta de fazer ou comer? A maioria das pessoas não está disposta a se separar do que está acostumada a fazer, do conforto, de estar acomodada. Imagine só dizer adeus a uma comida reconfortante ou a um hobby que o deixa satisfeito, você conseguiria?

Uma razão diferente talvez seja a dificuldade. A maioria das pessoas tenta mudar seus métodos por motivos diversos, problemas de saúde, problemas de relacionamento, até mesmo financeiros, mas na maioria das vezes eles não conseguem concretizar seus objetivos. 

Eles duram uma semana e talvez continuem por algumas semanas e então voltam aos seus hábitos obsoletos depois de um tempo. 

Eles não dão continuidade aos seus planos. 

Entre as principais razões está a deficiência de desejo. Para ter sucesso na luta contra um hábito desagradável, você precisa realmente desejá-lo o bastante. Você precisa ter certeza de que toda tentação não servirá como tentação. 

Ocasionalmente, o autocontrole não é suficiente para isso. Você também precisa do apoio das pessoas ao seu redor. É por isso que muitos programas atualmente produzidos para ajudar as pessoas a mudar têm uma rede de sistema de apoio que ajudará seus membros.

Portanto, se você deseja viver uma vida de bem-estar e preparo físico, faça a mudança agora. Há muitas vantagens nisso. Você simplesmente precisa se dedicar totalmente a ele e produzir seu próprio suporte.

Mover-se em direção à saúde não é realmente o trabalho árduo e árduo que todos parecem acreditar. Quando você realmente considera isso, a parte difícil é frequentemente o começo. Mais tarde, tudo ficará mais simples quando você realmente o dominar, controle-o, não deixe que ele tenha poder sobre você, encare-o. Tudo o que exige é disciplina e dedicação.

Pense que você está fazendo isso para se tornar uma pessoa melhor, que é por você.

Você só precisa dar alguns passos iniciais. Abaixo estão algumas ideias sobre como começar a se tornar uma pessoa melhor, no que diz respeito à saúde do seu corpo e mente. Leia cada um atentamente, e você reconhecerá que é realmente fácil de realizar, só basta ter foco e você poderá até descobrir o caminho do amor próprio. 

1. Comece pequeno. Se o seu prato preferido é algo que seu médico pediu que você evitasse, não há sentido em cortá-lo totalmente e depois empanturrar com o prato, uma vez que você não aguenta mais. 

Dê passos controlados em direção ao objetivo. Se você consumir o prato diariamente, tente reduzir o seu consumo e prepare-o apenas poucas vezes por semana, por exemplo: umas 3 vezes. Se você conseguiu isso, corte mais e faça uma vez por semana. Dessa forma, você ainda pode desfrutar da comida e não sentir “abstinência” dela.

2. Planeje com modéstia. Estabeleça metas para você mesmo, mas faça-o de forma justa. Definir metas muito altas frequentemente só levará à decepção e à frustração, estabeleça metas alcançáveis. 

Quando você planejar, certifique-se de que é capaz de realizá-lo. Como você vai saber? Seja sincero. Seja sincero consigo mesmo, você sabe o que é capaz de fazer, você conhece seus limites. É melhor estabelecer metas para você, mesmo que você saiba que não é capaz de realizar, do que mentir para si mesmo. 

Alcançá-los lhe dará uma sensação de realização que o tornará mais positivo e mais disposto a continuar com sua tarefa.

3. Tenha um amigo. Compartilhar as dores e sofrimentos, bem como os prazeres da realização com um amigo, ajudará a tornar o procedimento mais simples e suportável.

Na verdade, os indivíduos com um amigo acompanhando-os no processo de auto reforma são mais capazes de cumprir seus planos do que aqueles que estão fazendo sozinhos.

Isso porque, quando você tem um amigo, ele representa um sistema de apoio que o ajudará a se manter no caminho e a evitar que jogue a toalha, você tem alguém do seu lado pra contar, pra te apoiar. 

Além de ter um aliado com você vivenciando as mesmas situações torna o processo mais divertido e prazeroso, e vocês conseguem compartilhar mais momentos juntos.

4. Obtenha disciplina. Este é um dos poucos assuntos que farão ou quebrarão seus planos de viver um estilo de vida saudável. A fim de realmente seguir o plano, você precisa adquirir autocontrole, especialmente quando se trata de assuntos que você realmente deseja fazer ou que está acostumado a fazer. 

As seduções ao longo do caminho serão inúmeras e você precisa estar preparado para enfrentar tudo isso! Você é capaz de tudo, e coloque isso na sua cabeça, pois, sem isso em mente fica difícil de alcançar seus objetivos e confiar no processo de auto-reforma.

5. Faça você mesmo. Muitos indivíduos começam a viver uma vida saudável e em forma quando estão tentando fazer uma nova pessoa notá-los ou quando desejam impressionar um amante.

Mas, não são causas suficientes para acompanhar você durante todo o processo, porque é melhor que você realize essas mudanças por si, e não por outra pessoa.

É melhor que você o realize por si mesmo, pois será algo feito por vontade própria e você se tornará uma pessoa mais saudável e melhor. Afinal, a única aprovação que você exigirá é a sua. Faça por você, não espere a aprovação de ninguém.

Pratique Pilates

O pilates é um exercício leve e prazeroso, é ótimo para quem quer começar uma vida mais leve, saudável e equilibrada. Ele é um um programa popular de condicionamento físico conhecido por se concentrar no alongamento, no fortalecimento e no equilíbrio das diferentes regiões do corpo. 

Ele capitaliza um esquema ou conjuntos de exercícios específicos do corpo que são feitos junto com fórmulas de respiração centralizada. 

Ele ajuda no controle da respiração, sendo uma boa escolha para pessoas com problemas de respiração e ansiedade. Os exercícios também ajudam a instruir a compreensão respiratória adequada ao fazê-los. 

Este esquema de condicionamento físico também ajuda a auxiliar o alinhamento das costas. Os exercícios no esquema de Pilates também visam fortalecer os músculos profundos do torso, mais comumente chamados de “core“. 

Mas o que é o core? A palavra core vem do inglês que significa centro, núcleo. Mas o que tem a ver com a anatomia? Então, eles são os músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica que têm como finalidade manter a estabilidade dessa região.

Ele consiste numa região integrada de 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdômen e é considerado o centro de gravidade do nosso corpo. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar.

O esquema de Pilates foi formulado pela primeira vez por um alemão chamado Joseph Pilates em algum momento durante a Primeira Guerra Mundial. No esquema que agora é amplamente reconhecido por seu sobrenome. 

O objetivo era ajudar em uma melhor reabilitação para os veteranos de guerra que retornavam. Esse tipo de regime de condicionamento físico foi planejado para fazer uso apenas de alguns movimentos exatos. Isso o tornou um regime de condicionamento físico mais conveniente, especialmente para soldados feridos.

O esquema de preparação física administra com mais ênfase no controle e na forma, adicionando um aspecto mental a ele. O objetivo básico, então, era ajudar os soldados feridos a recuperarem suas forças, bem como firmar alguns dos principais músculos do corpo.

Seu objetivo era fazer com que a mente trabalhasse intimamente com o corpo, a fim de permitir que os movimentos ocorressem com graça e equilíbrio, mas com a menor quantidade de movimento possível, para que os músculos pudessem ser recuperados e não causasse nem um dano ao corpo do indivíduo ferido. 

É crucial no esquema de Pilates que os praticantes prestem muita atenção ao corpo enquanto ele age ao executar os exercícios.

Outra questão em que Joseph Pilates confiava é que uma boa circulação sanguínea é realmente crucial para obter um corpo saudável. 

O sangue precisa ser distribuído corretamente para que o corpo funcione com mais eficiência. Uma boa circulação ajuda a despertar as células do corpo.

A boa circulação também ajuda muito na eliminação de resíduos de células e tecidos. Esses são os desperdícios comumente relacionados ao cansaço. É aí que a respiração adequada entra, pois, uma ótima maneira do sangue circular corretamente, e distributivamente por todo o corpo, é a respiração correta.

Uma maneira de o sangue funcionar corretamente é respirando adequadamente. Como o sangue que circula pelo corpo precisa ser abundante em oxigênio e ser eliminado dos gases residuais, uma respiração adequada o permitirá. 

Pilates confiava que respiração adequada e boa circulação andam de mãos dadas. E por isso o exercício de respiração adequada é uma parte crucial de cada treinamento de Pilates. 

Se a certa altura um indivíduo parar de respirar por um minuto durante um determinado conjunto de exercícios, isso é considerado inadequado. O indivíduo pode estar fazendo algo incorreto no referido exercício.

O esquema de treinamento de Pilates também se concentra em fortalecer o grupo de músculos comumente referido como “core”. Como dito antes, este agrupamento de músculos situado no centro do corpo inclui os músculos da articulação do quadril, da barriga, da parte inferior das costas e das nádegas. 

O treinamento de Pilates é centrado na construção de um núcleo muscular. É daí que se diz que o poder do corpo inicia.

O Pilates é conhecido como um método completo. Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse. 

O método trabalha com 6 princípios básicos, importantes serem listados para nos levar até os benefícios, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez.

Assim fica fácil dizer que é muito benéfico. Suas principais vantagens são:

  • Aumenta a resistência física e mental
  • Aumenta a Flexibilidade
  • Melhora os desvios da coluna
  • Trata patologias
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
  • Diminui ou acaba com as dores
  • Aprimora o gesto esportivo
  • Corrige problemas posturais
  • Aumenta a concentração
  • Tonifica a musculatura
  • Melhora a coordenação motora
  • Promove menor atrito nas articulações
  • Alivia dores musculares
  • Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade
  • Auxilia a prevenção contra a osteoporose
  • Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima
  • Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática
  • Melhora a postura e a resistência muscular
  • Expande a consciência corporal
  • Ajuda no controle de peso
  • Fortalece os músculos abdominais
  • Trata patologias de tornozelo, joelho, quadril, coluna e ombro.

Pilates é uma ótima escolha de exercício para quem quer se descobrir, se reformar, tomar o controle de si, pois ele liga corpo e mente. Você passa a conhecer seus limites e é uma ótima opção para uma vida mais saudável, visto que, ele está muito ligado a manter a forma do corpo. É uma opção saudável para corpo e mente!

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