Como vencer o medo

O principal motivo que nos impede de fazer as coisas que desejamos fazer é o medo! Mas também, muitas vezes esse mesmo sentimento, nos livra de muitos riscos.

“ Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” Josué 1:9

Algo dentro de nós, muitas vezes questiona esse mandamento de Deus. Porque, Não podemos evitar o medo, e não podemos evitar se nos sentirmos desanimados.

Como é possível não sentirmos medo e nem desânimo, quando temos que vivermos com poucos recursos e talvez sobrecarregados de problemas?

Mas, se analisarmos as escrituras, Deus não disse para não sentirmos medo e não disse para não desanimarmos.

Acho que a essência do que Deus quer dizer nos dizer é; que o medo, de certa forma é necessário,mas, isso não significa que  temos que ter medo.

Só porque nos sentimos desanimados, não significa que devamos ficar desanimados.

Só porque você temos medo, não significa que o medo tenha que nos dominar.

Nossa configuração natural, nas situações adversas da vida é sempre, ansiedade e desânimo.

Algo que devemos acreditar , mesmo que não consigamos ver agora. Mesmo que não tenhamos a tarefa de liderar milhões de pessoas para a Terra Prometida, conforme Deus deu a Josué.

Como pai, Deus nos deu um destino. O nosso trabalho, faz parte de nossa tarefa.Deus nos deu um trabalho para fazer. E não, nós não somos Josué, mas temos um trabalho a cumprir!

Conforme as escrituras, Deus disse a Josué que, o verdadeiro inimigo do seu destino não são os hititas. O verdadeiro inimigo do seu destino não são os [jebezitas]. Estas são todas as pessoas que ele enfrentaria ao progredir na fé, mas Deus quer que Josué saiba que seu verdadeiro inimigo não é outra pessoa.

Seu verdadeiro inimigo não é nem mesmo uma situação. Porque se você não sabe disso, vai passar a vida inteira lutando contra as coisas erradas. Deus diz, deixe-me dizer-lhe contra o que lutar. Lute contra o seu medo. Deixe-me dizer a você o que lutar. Lute contra o seu desânimo.

Se nós podemos lutar contra o nosso medo – se você pode enfrentar o seu medo – você pode avançar para seu destino!

Oração para vencer o medo

Querido Pai Celestial, tua palavra nos ensina para não temermos e mesmo assim frequentemente, me encontro permitindo que minha imaginação deixe que minhas preocupações e a ansiedade cresçam em mim.

Meu coração por medo do que está acontecendo na minha vida e no mundo, hoje Senhor, eu estou tão ansioso que tenho medo de falhar, medo do sucesso.

O medo da crítica me oprime, eu tenho medo de ficar sozinho Senhor, eu sei que o senhor não quer que o medo nos domine, mas sim, que descansemos no seu amor e permitamos a sua paz, para preencher e inundar nossos problemas.

Meus pensamentos de volta para o senhor, Deus Todo Poderoso, seja o centro da minha vida, minha fortaleza e minha salvação.

Ajuda-me, para que eu não me desvie como as ovelhas deste mundo, mas para focar meus olhos e coração sobre o Senhor.

Limpe meu coração, minha mente de quaisquer dúvidas de seu grande poder, livra-me do mal. Esteja comigo em todos os momentos, para que eu possa me livrar desse medo.

Me guie para que eu possa seguir com confiança, sabendo que o Senhor está ao meu lado. Obrigado por ser meu refúgio e força e minha rocha.

Obrigado pelo senhor ter nos prometidos, nos dar sua paz perfeita, em nossos corações, quando focamos nossas mentes em ti.

Me ajude a orar, para aprender a olhar além das dificuldades da vida, para o senhor. E me ajude a reivindicar as preciosas promessas que nos foram dadas.

Cristo Jesus obrigado por ter nos prometidos, nunca nos deixar ou nos abandonar e obrigado porque, o Senhor está sempre presente em tempos de dificuldade Senhor.

Eu oro para que o senhor encoraje meu coração, quando meu espírito estiver enfraquecendo sabendo que, o Senhor prometeu que sua força é aperfeiçoada em nossa fraqueza.

Senhor, eu declaro e decreto que a ansiedade e o medo não vão tirar o melhor de mim. Amém!

Como o medo nos causa estresse

O estresse não só parece ruim, pode realmente te deixa fisicamente doente e pode prejudicar o seu cérebro, incluindo a sua tomada de decisão e como; você atuar na escola, no trabalho e em suas relações pessoais.

Então o que é estresse?

Estresse é na verdade uma forma de medo, estresse vem de usar nossa mente de maneiras que

nos faz sentir medo, mesmo quando não há nada para ter medo.

Nosso medo é acionado, em um cenário de vida, quando temos medo de coisas que podem nos machucar, a imaginação faz com que pareça que, essas são coisas, tais como; medo de ser

Rejeitado, o medo de ser ridicularizado, pelo medo de estar sozinho porque você é um fracasso e medo de não ser notado.

Quando estes medos são acionados nosso sistema de luta ou fuga vai entrar em ação. A engrenagem, vai nos tornando, agressivo, irritado, bem como deprimido, ansioso e oprimido pelo e a razão de agirmos assim, é porque nosso cérebro tem um sistema de alarme embutido que nos ajuda a agir rapidamente para sair do perigo.

O cérebro, não pode perder tempo analisando todas as informações que chegam, então em um momento instantâneo, divide tudo em apenas duas categorias; de ameaça ou não ameaça

Antes que o resto de sua mente tenha uma chance de analisar e perceber que pode não ser realmente uma ameaça para você, o sentimento de medo, já apoderasse da situação, deixando-lhe com um comportamento, desesperado ou deprimido.

Portanto, a melhor maneira de controlar o medo, ansiedade e a depressão, é termos controle sobre nossas mentes, confiança e fé em Deus.

Como não ter medo

Deus não apenas dar uma ordem para não termos medo, mas, Deus usa os motivos para os quais não devemos ter medo.

-Primeiro, não temas porque eu sou contigo

Com a presença de Deus conosco é o grande antídoto para vencermos evento e nós não vencemos o medo porque somos bons, porque somos cultos, porque somos ricos ou porque somos poderosos, não, mas não conseguimos vencer o medo com as nossas próprias ferramentas os nossos próprios recursos nós só conseguimos triunfar sobre o medo quando nós temos consciência de que o Deus todo-poderoso está conosco, foi isso que Davi disse no salmo 23-  ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei porque tu estás comigo.

É a presença de Deus. E o senhor Jesus Cristo foi categórico antes de subir aos céus, depois da sua ressurreição, eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. O senhor está com você e se ele está com você, não precisa ter medo

-Em segundo lugar

O salmista disse não te assombres porque eu sou o teu Deus. Essa palavra assombrar aqui é uma outra expressão prometo que remete para uma situação, para uma circunstância, de ficar assombrado e ficar amedrontado, a ponto de perder o fôlego.

É ficar em pânico, é estar completamente desestruturado emocionalmente diante uma circunstância adversa, que mostra para você a sua carranca. O que Deus está dizendo; você não precisa ficar assombrado por quê? “porque eu sou o teu Deus”.

Deus está dizendo isso para todas as pessoas, mas, se você tem Deus como único Deus vivo e verdadeiro, então você pode vencer o medo.

Você não vence o medo, porque confia no seu dinheiro, porque você confia na sua força, porque você confia na sua influência, porque você confia na sua saúde ou porque você confia nos seus recursos ou porque você confia na economia global.

Não, você vence o medo quando você compreende que o Deus único, vivo e verdadeiro, criador e sustentador da vida é o seu Deus.

Deus é a segurança de que você é filho dele, é servo dele, é ovelha dele é propriedade dele é que dá a você vitória sobre o medo.

-Terceiro lugar

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaias 41:10

Você não precisa ter medo. Deus está dizendo: “porque eu te fortaleço” para você ser fortalecido e por que você está enfraquecido.

Se você está andando aflito, angustiado, está perdendo recursos, com medo de ser contaminado por esse vírus e com medo de ser hospitalizado.

Deus está dizendo a você e a mim não tenha medo porque eu fortaleço você, porque eu ajudo você porque, eu sustento você com a minha destra fiel.

Porque Deus é o nosso socorro e é a fonte de nosso encorajamento. O que devemos fazer é confiar tão somente nele.

Porque o senhor nosso Deus, nos toma em sua mão direita e nos assegura, para que não tenhamos medo, por que ele nos ajuda e nos dar força, para enfrentarmos todos os nossos medos e ansiedades.

Deus nos abençoe!!